Conselho de Ética sorteia novo nome para escolha de relator do processo contra Chiquinho Brazão
Chiquinho Brazão está detido desde 24 de março
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O Conselho de Ética da Câmara realiza nesta quarta-feira (24), o sorteio de nomes de possíveis relatores do processo de cassação do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes.
Esta é a terceira vez que um sorteio é realizado pelo Conselho. Mas, diferente dos outras vezes, nesta oportunidade será sorteado apenas um nome, já que houve desistência da deputada Rosângela Reis (PL-MG).
Os outros deputados sorteados na semana passada permanecem na lista tríplice e, portanto, ainda podem ser escolhidos para o cargo, dependendo da decisão final do presidente do colegiado. Jack Rocha e Joseildo Ramos representam o PT do Espírito Santo e da Bahia, respectivamente.
O presidente do Conselho de Ética, Leur Lomanto Júnior (União-BA) ainda deve conversar novamente com os sorteados antes de definir quem será o relator do pedido de cassação apresentado pelo PSOL contra Brazão.
Prisão
Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora do Rio Janeiro, Marielle Franco, em março de 2018. Na ocasião, a parlamentar e o motorista Anderson Gomes foram executados no Rio de Janeiro.
Chiquinho Brazão está detido desde 24 de março. Após a prisão, a executiva Nacional do partido União Brasil aprovou, por unanimidade, a expulsão do deputado federal da sigla.