• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Continente perdido na separação da Pangeia é encontrado por cientistas
Mundo

Continente perdido na separação da Pangeia é encontrado por cientistas

A Argolândia se separou da Austrália há 155 milhões de anos

Por Da Redação
Ás

Continente perdido na separação da Pangeia é encontrado por cientistas

Foto: Reprodução/Getty Images

No princípio, havia a Pangeia, uma gigantesca massa de terra que abraçava todos os continentes que conhecemos. Há cerca de 230 milhões de anos essa grande ilha começou a se fragmentar. Naturalmente os movimentos continuaram até chegarmos à configuração atual do nosso planeta, com seis continentes. O que muitas pessoas não sabem é que esse processo lento de afastamento resultou em misteriosos desaparecimentos, que começam a ser desvendados por geólogos da Universidade de Utrecht. É o caso da Argolândia, faixa continental de 5.000 quilômetros de comprimento, que há cerca de 155 milhões de anos se separou da costa oeste da Austrália.

A Argolândia se separou da Austrália e seguiu para o sudeste Asiático, onde ajudou a formar ilhas e países. O afastamento pode ser confirmado pela Planície Abissal de Argo, um "vazio" que se estende pelas profundezas do oceano e indica que houve terra naquela região no passado. Os rastros deixados no fundo do mar sugerem que o continente seguiu para noroeste parando em regiões próximas à Indonésia e Mianmar, nas ilhas do Sudeste Asiático. Sua movimentação também ajuda a explicar diferenças na fauna ocasionadas pela linha Wallace. Porém, surpreendente, as pistas acabam aí.

Os geólogos concluíram que Argolândia se desfez em pequenos fragmentos, mas suas digitais ainda estão lá. Segundo Eldert Advokaat, geólogo da Universidade de Utrecht, "A situação no Sudeste Asiático é muito diferente de lugares como África e América do Sul, onde um continente se dividiu nitidamente em dois pedaços. Agrolândia se dividiu em muitos fragmentos diferentes". As pequenas partes formaram uma espécie de colagem e Argolândia acabou escondida sob as selvas da Indonésia e de Mianmar, fragmentada em pequenas ilhas asiáticas. A teoria dos pesquisadores se encaixa com o desenvolvimento geológico de regiões vizinhas, como Filipinas e Himalaia.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.