• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • COP28: Marina Silva cobra liderança de países ricos na redução do uso de combustíveis fósseis
Brasil

COP28: Marina Silva cobra liderança de países ricos na redução do uso de combustíveis fósseis

Para a ministra, esta é uma conquista significativa, marcando um avanço nos compromissos globais para enfrentar as mudanças climáticas

Por Da Redação
Ás

COP28: Marina Silva cobra liderança de países ricos na redução do uso de combustíveis fósseis

Foto: Reprodulção/UNFCCC

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, expressou contentamento nesta quarta-feira (13), com a inclusão de medidas para redução do uso de combustível fóssil no Balanço Global, principal declaração da COP28. Em pronunciamento após a conferência em Dubai, a chefe da delegação brasileira enfatizou a importância de os países desenvolvidos liderarem a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

A cúpula climática em Dubai aprovou um acordo que estabelece pela primeira vez a obrigação de países abandonarem o uso de combustíveis fósseis. Para Marina Silva, esta é uma conquista significativa, marcando um avanço nos compromissos globais para enfrentar as mudanças climáticas.

A escolha de Dubai como sede da COP28 trouxe à tona a questão da exploração de petróleo e o uso de combustíveis fósseis, especialmente por ser um dos principais produtores mundiais de petróleo. Marina Silva ressaltou que a inclusão dos combustíveis fósseis no texto representa uma forte sinalização para governos e empresas, indicando a necessidade de compromissos na transição para o fim do uso dessas fontes.

Apesar do destaque ambiental na cúpula, a proposta de reposicionamento do Brasil na agenda ambiental, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ofuscada pelo anúncio de adesão do país à Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.