• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Dia do Escritor: Fundação Gregório de Mattos distribui 6 mil livros em Salvador
Bahia

Dia do Escritor: Fundação Gregório de Mattos distribui 6 mil livros em Salvador

Projeto "Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento" leva iniciativa itinerante com van Caravana da Leitura

Por Da Redação
Ás

Dia do Escritor: Fundação Gregório de Mattos distribui 6 mil livros em Salvador

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em celebração ao Dia do Escritor, na terça-feira (25), a Fundação Gregório de Mattos (FGM), promoverá mais uma edição do projeto "Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento". A ação visa estimular a leitura entre os soteropolitanos através da distribuição gratuita de 6 mil livros em diversos pontos da cidade.

Neste ano, a iniciativa terá formato itinerante, sendo realizada pela van Caravana da Leitura, que visitará locais de grande movimentação na capital baiana. O itinerário da van começará às 9h30 na Praça das Baianas, em Amaralina. Em seguida, seguirá para a Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi, e a Avenida Vasco da Gama. Posteriormente, o trajeto alcançará a Praça da Revolução, em Periperi, finalizando às 16h30 no Bonfim, na Cidade Baixa.

A gerente de Bibliotecas, Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, destaca a importância do projeto ao afirmar que muitas pessoas interessadas em leitura em Salvador podem não possuir condições financeiras para comprar um livro, e essa iniciativa permite que o livro chegue às mãos desses leitores ávidos.

Os livros que serão distribuídos provêm de campanhas de doações realizadas pela fundação ao longo do ano. Além disso, alguns títulos fazem parte de coleções publicadas pelo Selo João Ubaldo Ribeiro, política municipal destinada a valorizar e incentivar produções literárias baianas.

O projeto "Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento" faz parte do programa de arte-educação executado pela Prefeitura de Salvador desde 2017, com o propósito de estimular o hábito e o prazer da leitura por meio da circulação de livros. Neste ano, o projeto adotou o formato itinerante, levando os livros até as pessoas em pontos de ônibus, praças e estabelecimentos comerciais, em vez de centralizar a distribuição em um único local como nas edições anteriores. Essa iniciativa dialoga com um movimento nacional inspirado no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no início dos anos 2000, que busca promover o acesso à leitura de forma coletiva e urbana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.