Estado de São Paulo aplicará 4ª dose da vacina contra Covid-19
A declaração foi feita pelo governador, João Dória
Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil
João Dória (PSDB), governador de São Paulo, pronunciou nesta quarta-feira (9), que o estado está se preparando para aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 na população, independente da recomendação do Ministério Público. O comitê Científico de São Paulo vai realizar uma reunião na quinta-feira (10), para definir uma posição.
Em uma entrevista realizada na manhã de hoje, na rádio Eldorado, ele disse: "A hipótese da quarta dose já é avaliada pelo Comitê Científico. Não só avaliada, ela já é confirmada pelo Comitê Científico aqui do governo de São Paulo".
Durante a mesma entrevista, Jean Gorincgteyn, secretário estadual de Saúde, disse que a prioridade é vacinar quem ainda não tomou nenhuma dose do imunizante.
"Nós ainda não definimos como será a estratégia de reforço. Temos de focar aqueles que não tomaram sequer a segunda dose, principalmente jovens de 12 a 19 anos. Estaremos discutindo nessa reunião [do Comitê Científico] entendendo que o governo do estado vê a necessidade de uma dose de reforço que deve ser anual", afirmou.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 151.535.535 pessoas já foram imunizadas em todo o território, equivalente a 70,54% da população brasileira.
O Ministério da Saúde informou em uma nota técnica, divulgada no início desta semana, que ainda não há dados suficientes para recomendar uma segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19. Em entrevista, o ministro Marcelo Queiroga disse que há o debate interno dentro da pasta sobre o assunto, mas que "ainda não é o momento".