Estudantes baianos vão disputar torneio de educação profissional na China
Na última edição, Brasil ficou em 3° lugar no ranking dos países participantes
Foto: Ex-alunos treinam os novos competidores baianos /Gilberto Júnior/ Coperphoto/Sistema FIEB
Três estudantes baianos vão disputar do maior torneio de educação profissional em Shangai, na China, o WorldSkills. Os candidatos passaram por provas teóricas e práticas, compostas por sete etapas classificatórias e eliminatórias. O treinamento para a competição internacional dura ao menos oito horas por dia.
Os competidores foram selecionados nas seguintes ocupações: Tecnologia Automotiva, Mecatrônica, Instalações Elétricas Prediais, Controle Industrial, Robótica Móvel, Logística Internacional, Tecnologia de Laboratório Químico, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Tecnologia da Água.
Em 2019, em uma competição realizada em Kazan, na Rússia, os estudantes Daniela Carneiro, Ítalo Gonçalves e Edmilson Souza conquistaram a medalha de bronze nas ocupações em que competiram (Química e Mecatrônica, respectivamente). Foi a primeira participação da Bahia no torneio mundial. Os três vencedores foram contratados pelo Senai para integrar o time que iria preparar a delegação baiana.
Competição
A olimpíada mundial de profissões técnicas reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em disputas de educação profissional. Apenas os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio.
A última edição realizada em Kazan, na Rússia, envolveu mais de 1300 competidores de 63 países, em 56 modalidades. O Brasil ficou em 3° lugar no ranking dos países participantes.