• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Fachin vota para manter suspensão de lei de Rondônia que proibia uso de 'linguagem neutra'

Fachin vota para manter suspensão de lei de Rondônia que proibia uso de 'linguagem neutra'

A decisão final ainda será tomada por maioria dos votos

Por Da Redação
Ás

Fachin vota para manter suspensão de lei de Rondônia que proibia uso de 'linguagem neutra'

Foto: Reprodução/Conjur

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para manter a suspensão de lei de Rondônia que proibia uso de "linguagem neutra" nas escolas do estado. O voto feito foi para assegurar a decisão liminar dada por ele mesmo em 17 de novembro. Segundo ele, se a lei fosse aplicada imediatamente, haveria um risco "imenso" de calar "professores, professoras, alunos e alunas". 

O julgamento teve início nesta sexta-feira (3) e os demais nove ministros têm até o dia 13 de dezembro para se manifestar no caso. A decisão de manter ou suspender a liminar será tomada por maioria de votos.

A "linguagem neutra", ou "linguagem inclusiva" tem o objetivo de combater preconceitos linguísticos, retirando vieses que usualmente subordinam um gênero em relação um outro. Logo, "amigo" ou "amiga" virariam "amigue" ou "amigx", segundo uma das propostas. Como palavras "todos" ou "todas" seriam substituídas, da mesma forma, por "todes" ou "todxs".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário