Fracasso do megaleilão do pré-sal gera aumento de 2,2% no dólar
Dólar chega R$4,08 e têm a maior alta em sete meses

Foto: Agência Brasil
O dólar fechou em 2,22% a 4,08 reais, no pregão desta quarta-feira (6), com a maior alta dos últimos sete meses. A queda se deu devido a baixa presença de investidores estrangeiros e pelo fato do valor arrecadado ter sido muito mais baixo do que o esperado.
Esta era a janela de oportunidades para a entrada de fluxo estrangeiro no Brasil, o que acabou não acontecendo. “Foi constrangedor. A sinalização é muito ruim, de que o investidor estrangeiro não tem intuito de entrar no país”, afirma Fernanda Consorte, economista-chefe do banco Ourinvest.
Segundo a especialista, os números de fluxo cambial já indicavam a falta de apetite dos estrangeiros. Mas havia expectativa de que eles viriam dada a magnitude do megaleilão. Até 12h30 desta quarta o volume estava negativo em 438 milhões, de acordo com o site Investing.com.
O fluxo cambial de 2019 até o dia 1º de novembro está negativo em 21,9 bilhões dólares, informou o Banco Central. No mesmo período do ano passado, o resultado era positivo em 17,4 bilhões dólares.