Política

Governo Federal lança iniciativa para promover saúde digital

Um dos objetivos é integrar os dados dos cidadãos

Por Da Redação, Agências
Ás

Governo Federal lança iniciativa para promover saúde digital

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Governo Federal lançou esta semana o projeto Câmara Saúde 4.0, ala dedicada a criar formas de promover a inclusão da saúde no mundo digital. O Executivo deseja integrar os dados dos cidadãos que utilizam esses serviços, não somente no Sistema Único de Saúde (SUS) mas também na iniciativa privada.

A iniciativa está inserida no Plano Nacional de Internet das Coisas (IdC). O termo é usado para designar o ecossistema de dispositivos conectados que se comunicam, não apenas computadores e smartphones, mas também sensores e eletrodomésticos inteligentes e até veículos.

De acordo com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, um dos objetivos é produzir um sistema integrado onde será criado um prontuário eletrônico de cada paciente e vai reunir cinco tipos de dados dos cidadãos: consulta na atenção básica, resumo da internação, medicação consumida, exames laboratoriais e vacinas.

“Com esses cinco tipos de dados estamos fazendo um pequeno chassi e depois vamos acoplando inúmeras outras informações para construir essa magnitude de sistema, para conectar nossos 215 milhões de habitantes para não deixar ninguém para trás”, pontuou o ministro em entrevista coletiva.

Ainda segundo Mandetta, o projeto vai beneficiar não somente os serviços públicos, mas também a iniciativa privada. “No nosso futuro prontuário, não faz diferença se é público ou privado, cada um tem que ter o seu”, destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.