• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo Lula avalia mudar acordo que impede apuração disciplinar de militares em cargos civis

Governo Lula avalia mudar acordo que impede apuração disciplinar de militares em cargos civis

Ação se soma a outras iniciativas que visam despolitizar as Forças Armadas

Por Da Redação
Ás

Governo Lula avalia mudar acordo que impede apuração disciplinar de militares em cargos civis

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute rever o acordo vigente que livra integrantes das Forças Armadas de responderem a processos administrativos disciplinares (PADs) nos órgãos em que ocupam cargos civis. A informação é do jornal Estadão. 

Atualmente, as corregedorias existentes nos ministérios não têm poder para apurar deficiências cometidas por militares da ativa. Isso porque um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), elaborado durante o governo Jair Bolsonaro (PL), delega à própria Força de origem do servidor esse tipo de apuração.

Portanto, segundo a regra vigente, as autoridades civis que tiverem conhecimento de algum ilícito funcional honrado por um militar nesta condição devem informá-lo ao Exército, à Marinha ou à Aeronáutica, aos quais caberá decidir sobre a instauração ou não de um processo. A possibilidade de rever o acordo vigente se soma a outras iniciativas do governo Lula que visam  despolitizar as Forças Armadas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário