IBGE: condomínios de luxo e comunidades são dificuldade do Censo
Ao todo, mais de 91% da população brasileira foi recenseada
Foto: Agência Brasil
O presidente interino do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, afirmou nesta quinta-feira (2) que os pesquisadores do Censo Demográfico encontraram dificuldades para entrar nos condomínios de classe alta e nas comunidades. A coleta de dados terminou na última terça-feira (28), mas os supervisores técnicos ainda podem determinar retornos ao campo para última tentativa de entrevista nos domicílios ainda não recenseados. A informação é do portal g1.
Em relação aos condomínios, Azeredo afirmou que a dificuldade existe porque as pessoas não estão recebendo os recenseadores. "Hoje, a gente precisa clamar para essa população que vive em área de alta renda, em condomínios de luxo, que procurem o IBGE, a gente ainda está com o 137 [Disque-Censo] aberto, é fundamental que a população saia do casulo", afirmou.
Já no caso das comunidades, ele explicou que os moradores trabalham o dia inteiro e voltam para casa somente após às 21h, quando há dificuldade de o recenseador entrar no local. Ao todo, mais de 91% da população brasileira foi recenseada pelo IBGE, isto é, 189,3 milhões de pessoas. A meta é chegar a 95% ou 96%, informou Azeredo.