IIF: PIB do Brasil deve crescer 3,2% em 2023 e 2,4% em 2024
Para a América Latina, avanço previsto é de 2,5% no próximo ano
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Um relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil será de 3,2% em 2023 e 2,4% em 2024. Para a América Latina, o avanço previsto é de 2,5% em 2024.
O levantamento indica que a projeção para o Brasil sugere um desempenho uniformemente distribuído entre os setores. Quanto à América Latina, o IIF destaca que, apesar das intensificadas tensões geopolíticas, a região continuará a se beneficiar de fatores como sua posição como produtora de matérias-primas.
“No meio da remodelação da cadeia de abastecimento global, o crescimento sólido nos principais parceiros comerciais, como os Estados Unidos e a China, onde temos previsões acima do consenso, também deverá reforçar as economias da América Latina”, diz trecho do relatório.
Em relação à Argentina, o IIF espera uma queda de 2,4% em 2023 e de 1,3% em 2024, considerando que o novo governo, que será decidido no próximo domingo (19), terá de “implementar um plano de estabilização para combater a inflação de três dígitos e reconstituir as reservas externas”.