Inadimplência atinge mais de 67,3 milhões de brasileiros em maio, diz pesquisa

No período, quatro em cada 10 adultos estavam com restrições

Por Da Redação
Ás

Inadimplência atinge mais de 67,3 milhões de brasileiros em maio, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Um levantamento conjunto da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta segunda-feira (26), revela que o número de inadimplentes no Brasil aumentou em maio, alcançando a marca de 67,30 milhões de pessoas. Esse é o terceiro recorde consecutivo registrado na série histórica do levantamento. 

Os dados mostram que aproximadamente quatro em cada 10 adultos brasileiros (41,31%) estavam com restrições no período. No mês de maio, houve um crescimento de 9,42% no número de consumidores com contas atrasadas em comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento anual do indicador se concentrou principalmente na inclusão de devedores com tempo de inadimplência de 1 a 3 anos (18,23%).

Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de dívidas em atraso no Brasil apresentou um crescimento de 20,86%. Esse dado observado em maio deste ano superou a variação anual registrada no mês anterior. Na transição de abril de 2023 para maio de 2023, o número de dívidas teve um aumento de 3,82%.

Os dados também revelam que aproximadamente três em cada 10 consumidores (31,58%) tinham dívidas no valor de até R$ 500, sendo que esse percentual sobe para 45,83% quando se trata de dívidas de até R$ 1.000. A maior parte das dívidas em atraso está concentrada nos bancos, representando 64,72% do total. Em seguida, estão o setor do comércio (11,28%), o setor de água e luz (10,79%) e o setor de comunicação (6,63%) em relação ao total de dívidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.