Mundo

Longe da URSS, economia da Rússia pode diminuir 11% com a guerra

O país já esperava crescimento baixo e economia exposta à instabilidade do petróleo

Por Da Redação
Ás

Longe da URSS, economia da Rússia pode diminuir 11% com a guerra

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em meio as sanções aplicadas por potências do Ocidente sobre a Rússia, desde o ataque à Ucrânia, como a retirada dos russos sistema internacional Swift, a grande questão nos mercados é o quanto o país será capaz de suportar o choque. 

O risco para a economia russa, a 11ª maior do mundo, é que seus desafios estruturais — do crescimento baixo à dependência do preço internacional do petróleo — fiquem ainda mais claros.

Com as sanções, o Goldman Sachs avalia uma queda do PIB russo de 7%, e o JPMorgan, de 11%. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetava, antes da guerra, uma elevação de 2,8% neste ano.

Nos últimos dias, a frase dita por um ex-assessor do governo Barack Obama, o economista Jason Furman, durante entrevista ao jornal The New York Times, gerou debates.

A Rússia é “incrivelmente desimportante para a economia global — exceto por petróleo e gás”, disse Furman.

Para o economista, a Rússia é “basicamente um grande posto de gasolina” do mundo. O país é o terceiro maior produtor de petróleo, ficado atrás apenas da Arábia Saudita e dos Estados Unidos, além de apresentar importância para a cadeia de energia do planeta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.