Lula alerta para risco de anistia e pede mobilização popular

Presidente criticou “falsos patriotas” que pedem intervenção dos EUA e defendeu engajamento das periferias no debate político

Por Da Redação
Às

Atualizado
Lula alerta para risco de anistia e pede mobilização popular

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo nesta quinta-feira (4) para que apoiadores se mobilizem contra projetos que buscam conceder anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro. A declaração foi dada durante encontro com ativistas no Aglomerado da Serra, comunidade da periferia de Belo Horizonte (MG).

“Outra coisa que nós temos que saber, se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. O Congresso, vocês sabem, sabem não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, o governo aprovou quase tudo o que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda. É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, afirmou Lula.

O alerta ocorre em meio à articulação da oposição no Congresso para votar um projeto que poderia beneficiar apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e até o ex-presidente, caso venha a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe.

No encontro, Lula também incentivou maior participação das comunidades populares nas discussões nacionais. “É um momento em que a gente precisa politizar nossas comunidades”, disse.

O petista ainda criticou apoiadores de Bolsonaro que pedem ajuda ao ex-presidente norte-americano Donald Trump para intervir no Brasil. “Nós estamos vendo agora os falsos patriotas nos EUA pedindo intervenção para o presidente Trump [dos Estados Unidos] no Brasil. Os caras que fizeram campanha embrulhados na bandeira nacional, dizendo que eram patriotas, agora estão embrulhados na bandeira americana pedindo para o Trump intervir no Brasil”, declarou.

A primeira-dama, Janja da Silva, também reforçou a necessidade de ampliar a comunicação do governo. Para ela, o trabalho não deve se limitar ao material produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). “Nós temos que ser os comunicadores deste governo. Só assim a gente consegue atingir. Se a gente ficar só dependendo da Secom fazer videozinho para colocar no Instagram, não vai funcionar”, disse.

Segundo Janja, é preciso retomar estratégias de mobilização de base. “A gente precisa fazer comunicação boca a boca como a gente fazia 20 anos atrás quando não tinha rede social. A gente precisa voltar a fazer isso nas nossas periferias”, completou.

A visita a Belo Horizonte foi a sétima de Lula a Minas Gerais em 2025. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário