• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mata Atlântica: veja quais são os estados com maior incidência de desmatamento
Brasil

Mata Atlântica: veja quais são os estados com maior incidência de desmatamento

Após lei aprovada no ano passado, que concede poder a prefeituras e câmaras municipais de redução das matas ciliares, bioma corre sério risco de extinção

Por Da Redação
Ás

Mata Atlântica: veja quais são os estados com maior incidência de desmatamento

Foto: Paulo Baptista/MME

Bioma mais devastado do Brasil, os 500 anos de ocupação sem a menor preocupação com a Mata Atlântica levaram a sua quase extinção. Atualmente, a Mata Atlântica possui menos de 8% na sua área original e, só no ano passado, perdeu o equivalente a 10 mil campos de futebol. Mais de 90% do desmatamento está atrelado à agropecuária.

Para completar, uma lei aprovada no Congresso no final de 2021 permitiu a municipalização de regras de proteção de rios em áreas urbanas, o que, na prática, permite às prefeituras e câmaras municipais o poder de reduzir as matas ciliares.

Em 2021, o Mato Grosso do Sui foi campeão de desmatamento do bioma, com mais de 4.000 hectares, de acordo com Sistema de Alerta de Desmatamento elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica, a empresa de georreferenciamento Arcplan e a ONG Mapbiomas. Sete dos dez municípios que mais desmatam a Mata Atlântica estão situados no estado.

Minas Gerais vem logo em seguida, com 3 municípios entre os que mais desmatam o bioma. A Bahia também está presente entre os cinco estados com o maior índice de desmatamento entre 2020 e 2021. O Paraná também concentra mais da metade da quantidade de alertas nas áreas prioritárias do monitoramento, embora com focos menores do que aqueles encontrados no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais.

O relatório da SOS Mata Atlântica reúne alertas de desmatamento coletados durante todo o ano de 2021 em bacias hidrográficas de cinco rios: Tietê (São Paulo), Iguaçu (Paraná), Jequitinhonha (Bahia e Minas Gerais) e Miranda e Aquidauana (Mato Grosso do Sul).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.