• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Minas Gerais foi o estado que registrou as temperaturas mais altas em 2023, aponta estudo
Brasil

Minas Gerais foi o estado que registrou as temperaturas mais altas em 2023, aponta estudo

Turmalina registrou a maior elevação de temperatura, chegando a 5,52 graus Celsius acima da média das máximas diárias

Por Da Redação
Ás

Minas Gerais foi o estado que registrou as temperaturas mais altas em 2023, aponta estudo

Foto: Agência Brasil

Minas Gerais foi o estado que registrou as temperaturas mais altas em 2023, de acordo com um levantamento inédito do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ainda segundo a pesquisa, Turmalina registrou a maior elevação de temperatura, chegando a 5,52 graus Celsius acima da média das máximas diárias. No entanto, cidades do Vale do Jequitinhonha ocupam 18 dos 20 primeiros lugares no ranking de calor, com exceção da vizinha baiana Urandi (14º lugar) e da também mineira Confins (17º).

Para identificar as regiões do Brasil que apresentaram os maiores aumentos de temperatura, ou seja, as maiores anomalias de temperatura positiva, a cientista Ana Paula Cunha e sua equipe do Cemaden analisaram dados de estações meteorológicas oficiais e de satélite de todos os 5.570 municípios brasileiros ao longo dos 12 meses de 2023. Eles compararam cada mês com a climatologia para o respectivo período.

Os dados se referem à média das temperaturas máximas diárias e os municípios foram ranqueados pelas maiores anomalias de temperaturas. O estudo mostrou ainda que, no geral, novembro e dezembro foram os meses mais quentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.