Mineradora Vale elege hoje novo Conselho de Administração
A companhia se tornou a mais valiosa da América Latina ao ultrapassar US$ 100 bilhões em valor de mercado
Foto: Reprodução/Bloomberg
A mineradora Vale consolidou esta semana a posição de companhia mais valiosa da América Latina ao ultrapassar US$ 100 bilhões em valor de mercado. A novidade ocorre em meio a reunião entre os acionistas, nesta sexta-feira (30), para eleger um novo Conselho de Administração.
A assembleia está sendo realizada de forma virtual, a partir das 10h, e promete uma disputa acirrada entre os candidatos. Dos 16 concorrentes, 12 foram indicados pela Vela, com recomendação do Comitê de Nomeação: Fernando Jorge Buso Gomes, José Maurício Pereira Coelho, Eduardo de Oliveira Rodrigues Filho e Ken Yasuhara, José Luciano Duarte Penido, Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos, Roger Allan Downey, Sandra Maria Guerra de Azevedo, Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira, Maria Fernanda dos Santos Teixeira, Elaine Dorward-King e Clinton James Dines.
Os outros quatro foram indicados pelos acionistas minoritários, o mais conhecido entre eles é o Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras. Também completam a lista Marcelo Gaparino, Rachel Maia e Mauro Cunha.
Os acionistas também vão votar para o cargo de presidente do Conselho de Administração. Nesse caso, concorrem José Luciano Duarte Penido, indicado pela Vale, e Castello Branco, pelos minoritários. Para o posto de vice-presidente do Conselho, vão disputar Fernando Jorge Buso e Mauro Cunha.