Ministro da Saúde deve prestar esclarecimentos à comissões da Câmara
Audiência pública será realizada nesta terça-feira (5)
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve prestar esclarecimentos, nesta terça-feira (5), às 9h, no Plenário, sobre as atualizações da Caderneta da Gestante e as diretrizes para nova Rede de Atenção Materna e Infantil, entre outros temas.
Para a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), pela Comissão da Mulher, as novas diretrizes estabelecidas para a assistência humanizada ao parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) promovem "retrocesso na política de redução de mortes maternas e neonatais, compromisso assumido pelo Brasil junto à ONU, na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável".
O ministro será questionado também acerca da situação das santas casa e hospitais filantrópicos. O tema partiu do deputado Jorge Solla (PT), da Comissão de Fiscalização Financeira. "Em visita aos núcleos das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, fomos atualizados sobre a grave crise financeira enfrentada pela instituição. A pior crise de sua história! Atualmente, as Obras Sociais lidam com um déficit operacional de R$ 24 milhões, valor que ainda pode ser acrescido em R$ 20 milhões até o final do ano", disse Solla.
Queiroga deve tratar também do fim da emergência sanitária da Covid-19, reajuste dos planos de saúde e falta de medicamentos básicos na rede. Cinco comissões vão participar da audiência pública: de Defesa dos Direitos da Mulher, de Defesa dos Direitos do Consumidor, de Fiscalização Financeira e Controle, de Seguridade Social e Família; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.