Moraes reconsidera em decisão sobre uso de VPN
Ministro do STF determinou a suspensão do acesso ao X em todo o Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou atrás sobre uso de VPN depois da decisão que ordenou a suspensão do X no Brasil.
Anteriormente, o magistrado determinou que a Apple e o Google retirassem das lojas virtuais o aplicativo X e ferramentas que possibilitam o uso de VPN (Virtual Private Network) para poder ter acesso a rede social..
Porém, ainda na noite desta sexta-feira (30), Moraes voltou atrás, alegando que a decisão poderia ocasionar “eventuais transtornos desnecessários e reversíveis a terceiras empresas”.
Moraes ainda proibiu o uso de VPN (virtual private network) tendo uma aplicação de multa diária de R$ 50 mil às pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de uso de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo X.
O que é VPN?
Uma VPN é uma tecnologia que cria uma conexão criptografada entre o usuário e a internet. Ao usar uma VPN, o tráfego de dados do usuário é roteado por um servidor intermediário, que pode estar localizado em outro país. A utilização de uma tecnologia VPN também permite que o usuário acesse conteúdos e serviços que são restritos geograficamente ao mascarar sua localização real.
Leia a íntegra da decisão de Moraes sobre VPN:
Confira também: