''Não existem Poderes hegemônicos'', diz Barroso durante homenagem aos 35 anos da Carta magna
Parlamentar afirmou ainda que todos vivem em ''parceria institucional pelo bem do Brasil''
Foto: Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (5) durante a homenagem aos 35 anos da Carta Magna, que ''não existem Poderes hegemônicos'' e que os Três Poderes vivem uma ''parceria institucional'' pelo Brasil.
"Não existem Poderes hegemônicos. Nós todos vivemos em parceria institucional pelo bem do Brasil, como deve ser a vida democrática", declarou
O Legislativo e o Judiciário protagonizaram nas últimas semanas, uma série de embates sobre temas de impacto social como a demarcação de terras indígenas e a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.
Apesar disso, Barroso fez acenos aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara, Arthur Lira, destacando que os dois parlamentares se pronunciaram de forma imediata sobre as eleições do ano passado.
"A solidez da constituição de 88 e do nosso ambiente democrático não seria viável sem a firme e incansável atuação dos Três Poderes da República, de modo independente e harmônico. A maior função do Supremo Tribunal Federal é a defesa da Constituição Federal, da qual é legítimo guardião. No contexto da separação dos Poderes, o Supremo Tribunal Federal é peça fundamental na defesa e preservação da nossa jovem e tão testada democracia", disse.