Saúde

Novo genótipo do vírus da dengue é identificado no Brasil

Linhagem tem maior potencial de disseminação no mundo, mas, apenas, dois registros oficiais nas Américas

Por Da Redação
Ás

Novo genótipo do vírus da dengue é identificado no Brasil

Foto: Fiocruz

O instituto Fiocruz, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO), detectou a presença do genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue, pela primeira vez no Brasil. Presente na Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África, a linhagem, apesar de ser a mais disseminada no mundo, não havia sido registrada em território brasileiro- e é o segundo registro oficial nas Américas.

A detecção foi comunicada imediatamente às secretarias municipal e estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde. Para informação à comunidade científica, um artigo foi publicado na plataforma de pré-print medRxiv, que permite a divulgação rápida de resultados, antes do processo de revisão por pares. O trabalho também foi submetido para publicação em revista científica e atualmente se encontra em fase de revisão.

Para os pesquisadores, a chegada desta linhagem ao Brasil é preocupante, visto que ela tem o potencial de disseminação maior do que a asiático-americana. A possibilidade de associação entre a linhagem cosmopolita e o aumento de casos de dengue no estado de Goiás em 2022 é, até o momento, descartada pelos cientistas com base no sequenciamento genético de amostras realizado no estado.

Os estudiosos também afirmam que, devido à rápida detecção da linhagem, é possível agir para conter a sua disseminação. “A detecção precoce permite reforçar as medidas de controle. Esperamos que isso possa ajudar a limitar a propagação dessa linhagem no Brasil e nas Américas, onde já temos um cenário epidemiológico complexo, com múltiplos patógenos em circulação”, avalia Marta Giovanetti, pós-doutoranda do Laboratório de Flavivírus do IOC/Fiocruz e primeira autora do estudo.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.