• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Número de cotistas nas universidades federais registra maior queda em dez anos, diz Inep
Brasil

Número de cotistas nas universidades federais registra maior queda em dez anos, diz Inep

Atualmente, Congresso debate a possibilidade de estender a Lei de Cotas

Por Da Redação
Ás

Número de cotistas nas universidades federais registra maior queda em dez anos, diz Inep

Foto: David Mark/Pixabay

Dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam uma diminuição no número de estudantes que ingressaram em instituições federais por meio da Lei de Cotas. Em 2022, houve 108,6 mil calouros cotistas, uma redução de 16 mil em relação ao ano anterior, representando uma queda de 13%, a maior em uma década. A informação é do jornal O Globo. 

Pela primeira vez, essa queda acontece ao mesmo tempo em que o número total de alunos que ingressaram nas universidades aumentou. Após duas quedas consecutivas durante a pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, o número de estudantes que entraram no ensino superior por meio da ampla concorrência aumentou em 9%.

Em um comunicado, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que os estudantes que atendem aos critérios da Lei de Cotas “compõem os perfis sociais mais atingidos pela pandemia”. O MEC também informou que está trabalhando para fortalecer medidas que permitam a permanência desses estudantes, incluindo o aumento do valor das bolsas de estudo e do número de bolsas. Atualmente, o Congresso Nacional debate a possibilidade de estender a Lei de Cotas por mais dez anos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.