Política

Nunes Marques se posiciona a favor de Lula em votação no STF

Voto foi determinante para dar maioria para favorecer ex-presidente

Por Da Redação
Ás

Nunes Marques se posiciona a favor de Lula em votação no STF

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, votou a favor de Lula na primeira ação que analisou no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (10). Nunes Marques rejeitou um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que solicita que o depoimento de Antônio Palocci seja mantido num processo de Lula, e que apenas o termo da delação premiada seja excluído dos autos. As informações são da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo. 

No caso em questão, Lula é acusado de receber propina por meio de um imóvel da Odebrecht que abrigaria a sede de seu instituto. O voto de Nunes Marques, apresentado no plenário virtual, deu maioria ao petista e consolidou o posicionamento da Segunda Turma a favor de Lula. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes também haviam rejeitado o recurso da PGR, e Edson Fachin, acolhido, restando apenas o voto de Cármen Lúcia, que não mudará o resultadode 3 a 1 a favor de Lula.  

Em agosto, a Segunda Turma do STF decidiu que a delação de Palocci deveria ser retirada desta ação penal. Naquela ocasião, os ministros Lewandowski e Mendes entenderam que ex-juiz Sergio Moro agiu com motivação política e quebrou a imparcialidade ao levantar o sigilo do depoimento de Palocci, a poucos dias da eleição de 2018. Diante dessa decisão, a PGR apresentou um recurso solicitando que fosse removido apenas o termo da delação e mantido o depoimento de Palocci no processo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.