Ônibus deixam de circular em cinco bairros de Salvador após casos de violência
Regiões afetadas são IAPI, Alto do Cruzeiro, Bairro da Paz e São Gonçalo do Retiro
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Cinco bairros de Salvador estão com o serviço de transporte público suspenso na manhã desta quinta-feira (17). Os moradores de IAPI, Pernambués, Bairro da Paz e São Gonçalo do Retiro estão sem a oferta de ônibus após protestos e tiroteios.
A suspensão mais recente ocorreu nesta manhã, no bairro Pero Vaz. De acordo com a Secretaria Municipal da Mobilidade, a circulação dos veículos foi suspensa depois de registros de casos de violência na região. Os ônibus tiveram seus itinerários desviados para a região da Lapinha. Agentes monitoram a circulação dos coletivos na região.
Antes disso, na tarde de quarta-feira (16), um ônibus foi incendiado no bairro do IAPI, em um protesto de moradores pela morte de um jovem de 18 anos, baleado na cabeça por agentes da Polícia Militar.
Já em Pernambués, o atendimento foi interrompido inicialmente na manhã de terça-feira (15), mas retornou no mesmo dia. Na quarta foi suspenso novamente por conta de um tiroteio na localidade do Alto do Cruzeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), os ônibus da linha 1103 - Alto do Cruzeiro x Pernambués (Circular), que atendem a região, foram remanejados para o terminal de Pernambués.
As regiões de Bairro da Paz e São Gonçalo do Retiro estão com o transporte coletivo suspensos há quatro dias. Moradores do Bairro da Paz incendiarem um ônibus após a morte de um homem, na segunda-feira (14), na Avenida Paralela, uma das principais vias de Salvador, e causou um engarrafamento de 4km. Com isso, os veículos das linhas 1057 – Est. Mussurunga x Bairro da Paz e 1070 – Est. Mussurunga x Piatã/Bairro da Paz não acessam o bairro e seguem pela avenida Paralela.
Em São Gonçalo do Retiro, a população realizou uma manifestação devido a morte de um jovem de 19 anos, identificado como Lucas Alves da Silva, durante uma ação policial, na localidade da Baixinha de Santo Antônio. Os ônibus da linha 1118 - Term. Acesso Norte x São Gonçalo deixaram de acessar o bairro e passaram a utilizar a rotatória da localidade conhecida como "Cabeção", nas proximidades do Hospital Roberto Santos.
De janeiro até esta quinta, 10 ônibus coletivos foram incendiados na capital baiana. Além dos bairros já citados, ocorrências também foram registradas em Vila Verde, São Marcos, Estrada das Barreiras, Av. Gal Costa e Sussuarana.
Leia também:
• Jovem de 18 anos é morto durante ação policial em Salvador
• Vídeo: Ônibus é incendiado na Paralela e trânsito fica congestionado na região