• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Pesquisa CNI: apenas 5% dos brasileiros não sentiram alta de preços nos últimos 6 meses
Economia

Pesquisa CNI: apenas 5% dos brasileiros não sentiram alta de preços nos últimos 6 meses

Percepção na alta da inflação é maior entre os mais pobres e aqueles que vivem na região Nordeste

Por Da Redação
Ás

Pesquisa CNI: apenas 5% dos brasileiros não sentiram alta de preços nos últimos 6 meses

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Um levantamento divulgado, nesta quarta-feira (20), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que o aumento da inflação foi sentida no bolso de 95% dos consumidores brasileiros nós últimos seis meses. Em novembro, a avaliação de que os preços haviam subido era partilhada por 73% das famílias.

De acordo com a pesquisa, os preços “aumentaram muito” para 87% dos brasileiros e “um pouco” para 8%. Por outro lado, houve 5% que relataram não ter sentido o aumento nos preços. Para 4%, puderam notar uma pequena manutenção dos preços, mas os outros 1% dizem que os valores diminuíram um pouco ao longo dos últimos meses.

Os consumidores com renda de até um salário mínimo e meio (90%) e os moradores da região Nordeste (93%) foram os que mais sentiram a alta significativa da inflação.

O levantamento ainda aponta que os consumidores pesquisados aumentaram seus gastos com:

Conta de luz - 59%
Gás de cozinha - 56%
Arroz e feijão - 52%
Água e luz - 51%
Combustível - 50%
Frutas e verduras - 49%
Carne vermelha - 48%

A pesquisa Comportamento e economia no pós-pandemia, encomendada pela CNI ao Instituto FSB Pesquisa, entrevistou 2.015 pessoas, entre 1º e 5 de abril. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.