Pesquisadores identificam glitter e microplástico em ostras e mariscos após carnaval
Pesquisa é desenvolvida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Itajaí
Foto: Reprodução/ IFSC
Pesquisadores do laboratório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Itajaí, encontraram glitter e microplástico em ostras e mariscos analisados duas semanas após o carnaval deste ano. A análise que permitiu aos estudantes do curso técnico em Recursos Pesqueiros encontrar as substâncias dentro dos animais faz parte da pesquisa chamada 'Investigação da presença de microplásticos em moluscos de cultivo em Santa Catarina', desenvolvida desde fevereiro. A informação é do portal g1.
Três meses depois, o grupo já analisou cerca de 60 amostras dos alimentos cultivados no mar das cidades de Penha e Bombinhas, no Litoral Norte catarinense. Em todas elas, os pesquisadores encontraram fragmentos de microplástico. Apesar de contar com apenas 1,2% do território nacional, Santa Catarina se destaca na produção da aquicultura. Além de Bombinhas e Penha, Florianópolis e Palhoça também têm grande percentual na produção dos mexilhões.
Segundo o coordenador da pesquisa, Thiago Pereira Alves, a análise visa alertar a população sobre os riscos do consumo do microplástico. Por conta da grande produção dos animais no marítimo catarinense, ele explica que há preocupação em relação ao futuro da espécie, além do consumo desses animais pelo ser humano.