Porta de acesso à cidadania
Confira o nosso editorial desta quarta-feira (8)
Foto: Divulgação
A alfabetização não é apenas o processo de aprendizagem de ler e escrever; está diretamente relacionada ao desenvolvimento de um país.
Neste dia 8 de setembro o mundo todo comemora o Dia da Alfabetização. A data foi instituída em 1970 pela Unesco e, a cada ano, governantes de todo o mundo discutem os caminhos para erradicar o analfabetismo.
A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social. De acordo com o IBGE, existem no Brasil cerca de 15 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, o que representa 11,8% da população.
No Brasil, a taxa de analfabetismo é de 5,9%. O grande peso do analfabetismo encontra-se na faixa dos 50 anos e mais, representando 63,2% do total de analfabetos.
O processo de alfabetização de adultos é política pública fundamental para inclusão. Os horizontes se ampliam quando as letras vão ganhando forma, sentido, significado. Ninguém pode ser deixado para trás porque não teve a oportunidade de estudar na infância ou adolescência.
A alfabetização é uma porta de acesso à cidadania e permite que jovens e adultos participem de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e possam, também, despertar o interesse pela elevação da escolaridade.