• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Procuradoria solicita novas eleições em Porto Seguro e PL pode ficar sem prefeito na Bahia
Política

Procuradoria solicita novas eleições em Porto Seguro e PL pode ficar sem prefeito na Bahia

O prefeito eleito, Jânio Natal, estaria tentado assumir o cargo pela terceira vez consecutiva

Por Da Redação
Ás

Procuradoria solicita novas eleições em Porto Seguro e PL pode ficar sem prefeito na Bahia

Foto: Divulgação/ALBA

A Procuradoria Geral Eleitoral da Bahia solicitou, na quinta-feira (31), novas eleições para a Prefeitura de Porto Seguro, no sul do estado. Caso seja comprovada a inelegibilidade do prefeito eleito Jânio Natal, o PL poderá ficar sem nenhuma prefeitura no estado.

De acordo com um documento assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, a motivação da ação é uma possível tentativa de diplomação do político para o cargo de prefeito pela terceira vez consecutiva.

Jânio foi eleito no 1º turno de 2024, com 45.601 votos. Anteriormente, ele havia ganhado a disputa para prefeito duas vezes consecutivas em duas cidades diferentes, Belmonte (2016) e Porto Seguro (2020). Contudo, em 2016, renunciou antes de tomar posse e quem substituiu o cargo foi o irmão e vice-prefeito, Janival Borges (PTN).

A lei brasileira não permite que um candidato tome posse a um mesmo cargo político por mais de duas vezes consecutivas, mesmo que esteja concorrendo por municípios distintos.

Após o primeiro turno eleitoral deste ano, a coligação "O Futuro em Nossas Mãos", encabeçada pela candidata Cláudia Oliveira (PSD), apresentou um pedido de impugnação no registro da candidatura de Jânio Natal.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.