Brasil

Quinto caso suspeito de febre maculosa é registrado em Campinas

Evento na Fazenda Santa Margarida é apontado como o possível foco de infecção

Por Da Redação
Ás

Quinto caso suspeito de febre maculosa é registrado em Campinas

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou o quinto caso suspeito de febre maculosa em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14). A paciente é uma mulher de 38 anos, residente na cidade, que está internada em um hospital particular aguardando diagnóstico. Os primeiros sintomas foram observados em 10 de junho.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, a mulher compareceu a um show de Seu Jorge realizado na Fazenda Santa Margarida em 3 de junho, local apontado como o possível foco de infecção pela Secretaria de Saúde.

Esse é o primeiro caso suspeito relacionado ao evento. Como a doença pode levar até 14 dias para se manifestar, novos casos ainda podem surgir, uma vez que o show reuniu aproximadamente 10 mil pessoas na Fazenda Santa Margarida.

Dos cinco casos suspeitos, quatro evoluíram para óbito. Na terça-feira (13/6), o Instituto Adolfo Lutz confirmou que três pessoas que faleceram em 8 de junho foram vítimas da febre maculosa. A causa da morte de uma adolescente de 16 anos ainda está sendo investigada.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença curável, porém o tratamento deve ser iniciado precocemente com os antibióticos adequados. Seus principais sintomas incluem febre alta, que pode ser confundida com outras doenças.

Outros sintomas comuns da febre maculosa são: dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular persistente, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia dos membros, começando pelas pernas e progredindo até os pulmões, resultando em parada respiratória.

Durante a evolução da doença, também é comum o surgimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não causam coceira, mas podem se expandir em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.