Seis portos brasileiros irão realizar pela primavera vez o embarque de turistas na temporada de 2023/24
O porto de Salvador foi um dos escolhidos
Foto: Turismo IG
Na próxima temporada de cruzeiros, que deve acontecer entre novembro de 2023 e abril de 2024, Seis portos brasileiros irão realizar o embarque e desembarque de turistas, de forma inédita. A novidade é que o Porto de Paranaguá, no Paraná, receberá o MSC Lirica e entrará definitivamente na rota turística do segmento, se juntando aos demais portos de escala e embarque: Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió.
O anúncio sobre a operação no Paraná foi feito a bordo do MSC Seashore, que partiu do Porto de Santos rumo a Europa, por Adrian Ursilli, o diretor geral da MSC no Brasil.
Segundo ele, foram meses de negociação com as autoridades do estado para levar o MSC Lirica Porto de Paranaguá.
O MSC Lirica tem 992 cabines, que comportam até 2.648 hóspedes, espalhadas por 13 andares. São cinco restaurantes, sete bares e lounges, duas piscinas, academia e spa. Há áreas de lazer para crianças, inclusive um parque aquático. As opções de entretenimento vão desde o teatro, cassino, discoteca até os jogos de realidade virtual. O navio oferecerá itinerários de 7 noites, partindo de Itajaí, com escalas em Punta Del Leste, Buenos Aires e Paranaguá. Além disso, também será possível embarcar em Paranaguá e a expectativa, é que cerca de 10 mil turistas embarquem no novo porto de escala e outros 30 mil estejam em trânsito, de acordo com Ursilli.
“Prevemos com isso mais de 40 mil turistas transitando, movimentando esse itinerário, sendo aproximadamente 50% de origem brasileira e 50% de estrangeiros, provenientes principalmente do cone sul. Esses números são aproximados porque quem vai determinar isso no final é a demanda”, disse.
No ano passado, o porto paranaense recebeu navios de cruzeiros em escala como navios Viking Octantis e o MSC Armonia. Agora, além dos turistas que vão desembarcar e consumir na cidade, vem a oportunidade inédita de embarcar passageiros pelo porto.
Maria Ângela Torres, a secretária de Turismo de Paranaguá, falou que a cidade não tem o hábito de receber com continuidade navios de passageiros. Por isso, esse momento é uma nova página do turismo da cidade, do Paraná e de toda a região do litoral.
Maria Ângela disse “Nós trabalhamos muitas parceiras com os nove municípios do litoral do Paraná. São municípios com potencialidades complementares, com atrações diferentes em cada uma dessas cidades. Acreditamos sim que essa será uma nova história do turismo para toda a região do Paraná”
O secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento e disse “Para chegarmos longe, precisamos dar os primeiros passos. E estou muito feliz de darmos os primeiros passos com vocês”
Adrian Ursilli completou “Trazendo novos destinos, estudando, prospectando nossos itinerários de forma a colocar os nossos navios e, consequentemente, nossos hóspedes e investimentos em mais cidades brasileiras, alavancando a economia regional e nacional"
A operadora vai ampliar o número de cidades visitadas para 17 na próxima temporada, ofertar 210 mil cabines e espera um crescimento de 7% em relação à temporada de 2023.
Além do MSC Lirica, o Brasil receberá mais quatro navios da operadora: MSC Grandiosa, o MSC Seaview, o MSC Preziosa, o MSC Armonia.
O MSC Grandiosa vem pela primeira vez ao Brasil. Ele fará roteiros de 6 e 7 noites, com embarques em Santos. O MSC Preziosa oferecerá opções de minicruzeiros de 3 a 5 noites e cruzeiros de 6 a 7 noites, com embarques em Santos.
O MSC Seaview, navio projetado para conectar os hóspedes com o mar, com suas amplas áreas externas, terá o Rio de Janeiro como base e oferecerá cruzeiros de 3 e 5 noites e de 6 a 8 noites.
Já o MSC Armonia terá opções de minicruzeiros de 3 a 5 noites e 6 e 7 noites, sempre partindo de Santos.
Além deles, o MSC Musica terá embarques dedicados na Argentina e Uruguai e fará escalas em cidades brasileiras.
O MSC Poesia visitará destinos da América do Sul, enquanto realiza o seu cruzeiro de volta ao mundo.