Política

Senado confirma contratação obrigatória de térmicas a carvão em Santa Catarina

Ação deve ser concluída até 2050

Por Da Redação
Ás

Senado confirma contratação obrigatória de térmicas a carvão em Santa Catarina

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Junto ao Ministério de Minas e Energia (MME), o Senado Federal autorizou, nesta quinta-feira (16), a contratação obrigatória de térmicas a carvão em Santa Catarina, até 2050. A ação faz parte de um acordo feito pelo país com outras Nações durante a COP26.

Em acordo mundial, a transição energética e a redução do uso de combustíveis fósseis viraram prioridade para a preservação do ambiente. A medida agora segue para sanção presidencial. 

"A equipe técnica do Ministério de Minas e Energia manifestou concordância com o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, entendendo que se trata de um projeto de transição para as determinações acordadas na COP 26 e que deverão ser cumpridas até 2050”, afirma o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Além disso, ele defende que o processo de transição aconteça de forma "estruturada" e gradativa.

No entanto, especialistas demonstram preocupação para a economia do país com a transição. O diretor-executivo do Instituto E+ Transição Energética, Emílio Matsumura, afirma que a ação deve pressionar as contas de luz dos consumidores.

“Essa contratação feita dessa maneira vai aumentar a conta de luz. Temos outras opções mais baratas. Esta opção não está sendo feita por meio de leilão, mas de forma obrigatória pela lei. Só neste ano, nos últimos 12 meses, as tarifas de energia aumentaram em torno de 30% e já está bem pesada”, explicou ao Estadão.

Além disso, cálculos da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), mostram que a emenda pode ter um custo de R$ 840 milhões por ano para todos os consumidores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.