Política

STF valida lei no Amapá que autoriza a criação do Bolsa Aluguel

O benefício será válido para famílias com até três salários mínimos

Por Da Redação
Ás

STF valida lei no Amapá que autoriza a criação do Bolsa Aluguel

Foto: Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou uma lei no estado do Amapá nesta quinta-feira (23), que institui o programa Bolsa Aluguel, que será válido para famílias com renda de até três salários mínimos. 

A decisão pode abrir precedentes para catástrofes como as que ocorrem em São Paulo. Para ser beneficiado também é necessário que as famílias residam em local de situação de risco iminente, ou que tenham o imóvel atingido por uma catástrofe.  

O governo estadual questionava a previsão da norma, por conta da utilização do salário mínimo como referência para o benefício. O relator Edson Fachin, afastou a alegação de Inconstitucionalidade por vinculação do salário, e observou que a lei não estabelece o mínimo como indexador, mas sim como teto do valor do benefício. 

Já o ministro Gilmar Mendes interpretou de uma forma diferente. Para ele, a fixação de prazo específico viola o princípio da separação de Poderes, independente da finalidade da lei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.