Vídeo: Saidinha de presos: 'Cara que matou a mãe saindo no Dia das Mães, isso acabou', comemora Damares
Congresso derrubou o veto do presidente Lula a lei que proíbe "saidinhas" dos presos
Foto: Reprodução/Farol da Bahia
BRASÍLIA -- A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) comemorou a derrubada pelo Congresso do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei da saída temporária dos presos (Veto 8/24). Segundo a parlamentar, a decisão reflete um desejo da sociedade e acaba com saídas “sem critérios”.
“A sociedade se mobilizou, essa sessão aqui foi o reflexo do que a sociedade quer, mas eu preciso lembrar as pessoas que não acabou o regime de progressão de pena [...] o que acabou foram aquelas saidinhas antes do cumprimento da pena, aquelas saidinhas aleatórias, sem critérios nenhum, por exemplo, o cara que matou a mãe sair no dia da mãe, isso que acabou aqui, então, mas esse resultado aqui foi um reflexo do que a sociedade pediu, então eu creio que na sessão de hoje quem falou mais alto foi o povo”, afirmou.
A lei de saidinhas temporárias proíbe a liberação de detentos do regime semiaberto para visitar a família em datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.
Ao analisar a matéria, que foi aprovada pelo o Congresso, o presidente Lula vetou o trecho, para permitir que presos do regime semiaberto, que não tenham cometido crimes graves ou hediondos, possam sair para visitar a família.
Veja declaração da senadora Damares Alves: