Vídeo: tsunami meteorológico atinge Jaguaruna e causa danos materiais
Fenômeno alcança 300 metros da faixa de areia
Foto: Paul Hunter / Reprodução
A cidade de Jaguaruna, localizada no litoral sul de Santa Catarina, foi atingida, na madrugada desta segunda-feira (2), por um tsunami meteorológico que avançou cerca de 300 metros sobre a faixa de areia. Segundo a Defesa Civil, os balneários de Campo Bom, Arroio Corrente e Esplanada foram os mais afetados, registrando danos em ruas, casas e estabelecimentos comerciais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Maicon Laureano, o fenômeno foi provocado por uma combinação de tempestades no mar, alterações na pressão atmosférica e direção dos ventos. O evento, conhecido popularmente como "onda perdida", ocorre quando nuvens do tipo shelf cloud, associadas a tempestades, geram pulsos de pressão capazes de amplificar o nível do mar.
Não há informações sobre a altura exata da onda, mas a extensão do fenômeno foi estimada entre 10 e 15 quilômetros. Laureano destacou que a água avançou principalmente em áreas abertas, enquanto locais protegidos por dunas e vegetação natural tiveram menor impacto.
"Felizmente, não houve vítimas, pois o evento ocorreu por volta da 1h da madrugada. Caso tivesse acontecido em um horário mais movimentado, como durante o fim de semana, o cenário poderia ter sido diferente", afirmou o coordenador.
A Defesa Civil estadual informou que o fenômeno, embora raro, não é inédito na região. Eventos semelhantes foram registrados nas últimas décadas, geralmente durante a primavera. O último caso ocorreu em Laguna, no dia 11 de novembro de 2023.
Veja vídeo: