Vital do Rêgo toma posse como presidente do TCU
Ministro foi eleito para um mandato de um ano, com a possibilidade de reeleição
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O ministro Vital do Rêgo tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (11). Ele substitui o ministro Bruno Dantas no cargo. O vice-presidente será o ministro Jorge Oliveira.
Os dois foram eleitos por unanimidade no dia 4 de dezembro para um mandato de um ano, com a possibilidade de reeleição por igual período.
Em discurso de posse, Vital do Rêgo reiterou o compromisso de cumprir a missão do órgão, especialmente no sentido de promover autonomia e independência.
“Estou animado e motivado para dar continuidade [ao que vimos implementando] e com a oportunidade de contribuir para a construção de uma casa cada vez mais eficiente, justa e democrática”, disse.
Entre os desafios para a gestão, heliponto a busca por colaborações diretas do contribuinte, no sentido de identificar obras suspeitas de irregularidades.
“Quero que o cidadão seja um auditor social. E quero motivá-lo a, no momento em que veja uma obra inacabada, fotografá-la por meio de um aplicativo que tenha todas as informações que ele precisa, podendo enviar o resultado ao TCU, que fará uma análise imediata para ir a campo”, disse.
A cerimônia de posse contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Ele tem substituído o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos compromissos, já que o chefe do Executivo está internado em São Paulo após passar por uma cirurgia para drenar um hematoma na cabeça.