WhatsApp desativa nove contas do PT por disparos em massa
Partido procura saber o motivo da punição e promete envolver processo judicial
Foto: Reprodução
O Partido dos Trabalhadores (PT) teve as nove de suas contas no WhatsApp desativadas nas duas últimas semanas por causa de disparos das mensagens em massa e denúncias de spam político, ações que são proibidas pelos termos de uso do aplicativo.
A informação é do UOL, que procurou a presidente do partido, Gleisi Hoffman, para comentar sobre a situação. Em resposta, ela disse que a punição ocorreu por causa da batalha do PT em torno da "PL das Fake News". "Não dá para a gente afirmar que seja uma represália, mas com certeza o Facebook tem lado, um posicionamento político e um posicionamento em relação ao PL. Não devem estar contentes com ele", afirmou ela.
O PT acusa o Facebook de não ser transparente. E Hoffman acredita que "o bloqueio desses canais ocorreu justamente dias depois que iniciamos o abaixo-assinado pelo impeachment [do presidente Jair Bolsonaro], com muitos apoiadores e entidades."
"De nossa parte, temos muita desconfiança do que está acontecendo", continuou, ao ressaltar que o partido estava migrando para o outro aplicativo de mensagens, o Telegram, além de afirmar que o partido está desenvolvendo sua própria plataforma para não depender de outras empresas.
Uma carta foi enviada ao Facebook, na segunda-feira (6), e Hoffman ameaça envolver processo judicial caso a companhia não responda aos questionamentos sobre o motivo da desativação das contas.
"É importante sabermos do que estão nos acusando. Até agora, Facebook e WhatsApp não mandaram. Se há hipocrisia aqui é da parte deles, que acobertaram milhões de fake news na campanha de 2018, não denunciaram, fizeram vistas grossas a um monte de coisas e agora vem querer dar uma de lisura total. Acho que eles é que têm de explicar a lisura deles. Acho que são poucos confiáveis", disse ela.
A presidente também defende que os usuários que recebem as mensagens pelo aplicativo não só aceitam como cadastraram o número do WhatsApp da legenda nos celulares.
"Eles têm de provar que é fake news. Isso é comunicação oficial do PT, e nós temos responsabilidade com o partido. fake news, que eu saiba, não é feita oficialmente, as pessoas fazem no submundo da internet. Se o PT está fazendo fake news, a pessoa tem que nos processar e requerer direitos sobre danos de imagem", afirmou.