Baiano Robson Conceição vence americano e é campeão mundial de boxe
'Estou muito feliz. Quando eu prometo, eu cumpro', disse o pugilista
Foto: Reprodução/Top Rank
O baiano Robson Conceição venceu, nesse sábado (6), o norte-americano O'Shaquie Foster por pontos após 12 assaltos, e conquistou o cinturão dos pesos superpenas (até 58,967 quilos) do Conselho Mundial de Boxe, se tornando um campeão mundial da categoria.
A decisão foi dividida, onde dois jurados deram a vitória ao brasileiro (116-112 e 115-113), enquanto um jurado viu Foster como o vencedor (116-112). A imprensa americana criticou o resultado e considerou um "roubo".
"Estou muito feliz. Quando eu prometo, eu cumpro", declarou o baiano Robson, de 35 anos, dedicando a vitória às suas filhas na Bahia. "Sou campeão do mundo. Eu ataquei mais e procurei mais a luta. Só não consegui conectar mais golpes porque ele se moveu muito e não aceitou a troca de golpes", afirmou ainda no ringue.
Foster, de 30 anos, estava inconformado com o resultado e pediu uma revanche imediata. "Eu não sei nem o que dizer. Quero uma revanche imediata", disse o americano, que agora tem 22 vitórias e 3 derrotas. Para Robson, esta foi a 19ª vitória, além de duas derrotas e um empate.
Robson Conceição se junta a outros grandes nomes do boxe brasileiro, como Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino "Popó" Freitas, Valdemir "Sertão" Pereira e Patrick Teixeira. No boxe feminino, Rose Volante foi campeã mundial, e Beatriz Ferreira, que representará o Brasil nas Olimpíadas de Paris, é a atual campeã peso leve da Federação Internacional de Boxe.