Bolsonaro presta novo depoimento à Polícia Federal na próxima quarta-feira (22)
Ex-chefe de Estado já prestou outros três depoimentos à PF neste ano
Foto: Marcos Corrêa/PR
A Polícia Federal (PF) agendou para quarta-feira (12), às 14h, um novo depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que investiga uma suposta trama golpista contra o Estado Democrático de Direito denunciada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Em fevereiro, Do Val disse que foi coagido por Bolsonaro e pelo ex-deputado Daniel Silveira “a participar de um golpe”. Na época, o senador contou que a proposta era gravar uma conversa dele com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que seria instigado a admitir que estava extrapolando os limites constitucionais.
Com tal gravação em mãos, segundo Do Val, aliados do ex-presidente solicitariam a prisão de Moraes e a anulação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim que o caso veio à tona, o ministro determinou abertura de inquérito.
Marcos do Val mudou a versão da história nos dias seguintes, tentando minimizar o suposto envolvimento de Bolsonaro no episódio, alegando inclusive que se enganou ao dizer que havia sido coagido.
Mês passado, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em três endereços de Do Val. A investigação corre em sigilo.
Neste ano, Bolsonaro já foi intimado a prestar esclarecimentos sobre outras três investigações: os atentados de 8 de janeiro em Brasília, o caso das joias presenteadas pela Arábia Saudita e as fraudes em registros de vacinação contra a Covid-19.