Política

CPI do 8 de Janeiro ouve nesta terça (20) Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF

Este será o primeiro depoimento da comissão

Por Agência Brasil
Ás

CPI do 8 de Janeiro ouve nesta terça (20) Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF

Foto: Carolina Antunes/PR

Começam nesta terça-feira (20), os depoimentos na CPI Mista do 8 de Janeiro. O primeiro a ser ouvido será Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal.

Vasques é investigado por ter comandado uma série de barreiras feitas pela PRF no segundo turno das eleições, para prejudicar eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Os bloqueios teriam como objetivo impedir eleitores do Nordeste de votar.

Ele também é réu por improbidade administrativa na Justiça do Rio, acusado de pedir em redes sociais votos de forma ilegal para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os parlamentares da CPI Mista também têm uma série de requerimentos para votar na terça (20). São pedidos de compartilhamento de informações por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação ao 8 de janeiro. Documentos, processos e inquéritos.

E há requerimentos para a convocação de duas pessoas: o general Gonçalves Dias, que era ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia da invasão; e o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha.

Já na quinta-feira (22), deverão ser ouvidos George Washington de Oliveira Souza e Valdir Pires Dantas Filho. George Washington está preso desde dezembro por ter planejado a explosão de um caminhão nas redondezas do Aeroporto de Brasília, na véspera do Natal. Valdir é o perito da Polícia Civil que desarmou o artefato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.