CSN, Prefeitura e Sindicato fazem acordo para pagamento de funcionários
O acordo foi firmado após audiência mediada pelo TRT
Foto: Gilberto Júnior / Farol da Bahia
Após audiência realizada nesta terça-feira (20) entre o Sindicato dos Rodoviários, representantes da Concessionária Salvador Norte (CSN) e a Prefeitura de Salvador no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, ficou definido o pagamento dos passivos trabalhistas dos antigos funcionários da CNS. O pagamento será feito a partir da liberação dos R$ 20 milhões da prefeita, pagos por causa do desequilíbrio causado pela pandemia, mais R$ 40 milhões em imóveis que serão leiloados.
Ainda nesta terça (20), o TRF5 anunciou a penhora de um terreno localizado na região do Cia-Aeroporto para ser leiloado e utilizado como forma de pagamento das dívidas trabalhistas da CSN.
Desde junho do ano passado a CSN estava sob intervenção da prefeitura após anunciar problemas financeiros agravados por causa dos decretos restritivos adotados para conter a pandemia da Covid-19 na cidade. Após nove meses, a prefeitura anunciou a caducidade do contrato, encerrando a intervenção e assumindo a Bacia que era de responsabilidade da CSN.
Dos 4.500 funcionários da empresa, a prefeitura contratou 2.800 em regime de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), sendo demitidos mais de 1.100 profissionais.
Nessa segunda (19), os rodoviários paralisaram as atividades na capital cobrando o fim do impasse sobre os pagamentos dos direitos trabalhistas dos antigos funcionários da CSN.