Defesa do Consumidor multa Submarino Viagens por falha de informação a clientes
Empresa não teria comunicado adequadamente riscos de compra de passagens aéreas
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O site Submarino Viagens foi multado em R$ 478.596, pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), por não ter comunicado adequadamente os riscos relacionados a compra de passagens da Avianca, após a empresa aérea entrar em recuperação judicial.
Em dezembro de 2018, a Avianca entrou com pedido de recuperação judicial o que acarretou na suspensão de numerosos voos deixando milhares de brasileiros no prejuízo.
A empresa é a terceira do ramo a ser multada pela mesma razão. Em julho, o DPDC já havia aplicado multa à Decolar.com (R$ 752.417,75), e, em agosto, à CVC (R$ 363.046,25).
Na avaliação do DPDC, a Submarino Viagens não informou com clareza os riscos envolvidos na compra de uma passagem da companhia após o pedido de recuperação judicial.
O departamento afirma ainda que aqueles clientes que já tinham bilhetes da Avianca também não foram adequadamente comunicados sobre o risco de cancelamento de voo até que de fato isso acontecesse.
O DPDC esclarece que valor da multa foi atenuada pelas medidas adotadas pelo Submarino Viagens após o efetivo cancelamento dos voos.