Desmatamento na Amazônia foi o maior em dez anos pelo terceiro mês seguido
Área desmatada é equivalente ao município do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação | Bruno Kelly/ Reuters
O desmatamento na região da Amazônia Legal foi o maior em dez anos em maio deste ano, atingindo o recorde pelo terceiro mês seguido, conforme dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Ao todo, foram 1.125 km² de área desmatada, quase o equivalente ao tamanho do município do Rio de Janeiro. A região desmatada em maio deste ano foi 70% maior em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 660 km².
Segundo o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a Amazônia Legal por meio de satélite, os estados que mais desmataram foram o Pará e Amazonas, respectivamente, que somaram 688 km² de desmatamento, que corresponde a 60% do total detectado na região amazônica. O tamanho destruído é semelhante, por exemplo, ao tamanho da cidade de Salvador.
Na sequência da lista dos estados que mais desmataram estão Mato Grosso (20%), seguido de Rondônia (12%), Acre (4%), Maranhão (3%) e Roraima (1%).
Já o desmatamento por categoria do território apontou que 66% ocorreu em áreas privadas, 17% em assentamentos, 15% em unidades de conservação e 2% em terras indígenas.