"É uma marca mundial", declara Arthur Lira em defesa a autonomia do Banco Central
Presidente da Câmara disse que maioria da Casa é contrária a mudança na legislação que rege a autoridade monetária
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira (9) a autonomia do Banco Central, que, segundo ele, é uma "marca mundial".
A independência da autoridade monetária está prevista em lei sendo aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021. A medida visa blindar a instituição de pressões político-partidárias.
A declaração do presidente da Câmara foi dada durante entrevista em Cascavel (PR), onde Lira participou de uma feira agropecuária. O parlamentar afirmou também que a maioria da Câmara é contrária a uma mudança na legislação vigente que rege a autoridade monetária.
"O Banco Central independente é uma marca mundial", afirmou Lira.
O deputado acrescentou que o modelo de independência do Banco Central foi escolhido pelo Congresso Nacional, que segundo ele, não retroagirá da escolha. "Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá [...]. O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional",concluiu.