Governo Bolsonaro bate recorde de Medidas Provisórias nos últimos 20 anos

Desde 2019, no início do mandato, presidente assinou 260 MPs

Por Da Redação
Ás

Governo Bolsonaro bate recorde de Medidas Provisórias nos últimos 20 anos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo de Jair Bolsonaro bateu o recorde de Medidas Provisórias instauradas nos últimos 20 anos. Entre as MPs aprovadas estão mudanças de gabinete ao prazo de isenção de impostos, de salário mínimo e créditos extraordinários. 

As informações são do O Antagonista. Desde o início do mandato, em 2019, o presidente já assinou 260 Medidas Provisórias, o que poderia ser calculado em uma norma editada a cada 4,98 dias. Atrás do presidente, estão o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), que totalizam 202 normas editadas na soma com governo de Michel Temer (MDB); além de 144 do primeiro mandato de Dilma; 178 no segundo mandato de Lula; e 239 no primeiro mandato. 

O governo de Jair Bolsonaro (PL) apostou mais em MPs, motivado pelo trânsito facilitado e prazo definido no Congresso, do que em projetos de Lei.

Somente em 2022, o Executivo enviou ao Congresso 29 Medidas Provisórias. Além disso, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também foi considerado mais efetivo que Rodrigo Maia para aprovar as MPs, já que desde fevereiro de 2021, quando tomou posse, Lira aprovou 64% das MPs, enquanto Maia aprovou 53%.

Já Eduardo Cunha (MDB-RJ), que presidiu a Câmara de 2015 a 2016, deu aval a 74% dos textos encaminhados pelo Executivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.