Mundo

Kim Jong-un finaliza visita à Rússia e agradece Putin

Líder norte-coreano inspeciona armamento e destaca cooperação bilateral com Moscou

Por Da Redação
Ás

Kim Jong-un finaliza visita à Rússia e agradece Putin

Foto: Reprodução/Getty images

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, concluiu sua estadia de quase uma semana na Rússia, expressando "sinceros agradecimentos" ao presidente Vladimir Putin. A visita, centrada em questões de defesa, levanta possibilidades de cooperação militar entre Pyongyang e Moscou, ambos sujeitos a sanções internacionais devido a seus programas armamentistas e à situação na Ucrânia. 

Durante sua estadia, Kim inspecionou foguetes espaciais, aviões e submarinos russos, e ele e Putin trocaram rifles como gesto simbólico após a reunião de cúpula. Especulações ocidentais sobre um possível fornecimento de equipamento bélico norte-coreano à Rússia para a invasão da Ucrânia foram alimentadas pela visita de Kim. A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA afirmou que Kim expressou agradecimentos especiais a Putin e à liderança russa pelo tratamento cordial e hospitalidade. Além disso, desejou prosperidade para a Rússia e seu povo, enquanto iniciava seu retorno.

Kim ressaltou que as relações bilaterais com Moscou serão a "prioridade número um" para a Coreia do Norte, que tem na China seu principal aliado. Analistas apontam para um interesse mútuo: a Rússia busca munições norte-coreanas para a Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte busca ajuda para desenvolver tecnologia de satélites e aprimorar equipamentos militares.

Embora Putin tenha mencionado a perspectiva de maior cooperação com Pyongyang, o Kremlin sublinhou que nenhum acordo foi assinado, e que não estava nos planos a formalização de acordos. Kim convidou Putin para visitar a Coreia do Norte em breve, e antes de partir de Vladivostok, recebeu presentes do governador da região russa de Primorie, incluindo drones explosivos e um colete à prova de balas. A visita de Kim à Rússia é vista como um marco na história, fortalecendo a união entre os países e abrindo novos horizontes nas relações bilaterais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.