Lula diz que 'está chegando a hora' de escolher indicado ao STF
Nova indicação do presidente vai substituir Rosa Weber, que se aposentou
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um mês após a saída de Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está “chegando a hora” de fazer a indicação para substituir a ex-ministra. As declarações do petista aconteceram durante o café com jornalistas, nesta sexta-feira (27).
Durante o encontro, o presidente disse que indicará uma pessoa para o cargo de procurador-geral da República “logo logo”. Atualmente, a cadeira é assumida por Elizeta Ramos, que ficou interinamente na posição após a saída de Augusto Aras.
"Logo, logo vocês vão saber. Vou indicar procurador-geral ou procuradora, ministro ou ministra", afirmou. O presidente disse que tem conversado sobre o tema e declarou que o escolhido pode ser "mulher, homem, negro ou negra".
Segundo Lula, as indicações ainda não foram feitas porque ele precisou passar por uma cirurgia no quadril. O presidente garantiu, no entanto, que as pessoas serão escolhidas ainda em 2023.
Os jornalistas também questionaram o petista sobre uma possível indicação de Flávio Dino, atual ministro da Justiça, para o STF. Lula reconheceu que Dino é qualificado para o cargo, mas que não sabe se ele seria melhor no Supremo ou no Ministério da Justiça.