Missas e procissão marcam homenagens a Nossa Senhora da Conceição da Praia
Os festejos já ocorrem desde de 29 de novembro, quando foi dado início ao novenário
Foto: Max Haack/Ag. Haack
Milhares de fiéis celebram em Salvador dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, neste domingo (8). A atividade contou com missas e procissão pelas ruas da Cidade Baixa marcaram homenagens à Santa.
Os festejos começaram no dia 29 de novembro, quando foi dado início ao novenário. Apesar disso, o ponto central das celebrações ocorreu neste domingo. Com o tema “470 anos de fé e devoção à Imaculada Conceição”, a programação da festa começou às 5h, com alvorada de fogos e uma missa, que foi seguida de outras três, às 6h, 7h e 8h.
Por volta das 9h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, deu início à missa solene, já do lado de fora da basílica, em um palco armado na lateral da igreja. Em quase 1h40, o Arcebispo falou sobre a importância da santa e do amor que ela tem por todas as pessoas.
Já às 10h40, ocorreu a procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, que neste ano ganhou um novo manto, produzido pelo designer Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro, em tons mais claros, com brilho, detalhes em dourado, bordados na parte interior da túnica e pedrarias.