• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • MPBA e SEAP deflagra operação contra facções criminosas no Conjunto Penal de Valença
Bahia

MPBA e SEAP deflagra operação contra facções criminosas no Conjunto Penal de Valença

Segundo Gaeco, cinco grupos criminosos atuam na unidade prisional

Por Da Redação
Ás

Atualizado
MPBA e SEAP deflagra operação contra facções criminosas no Conjunto Penal de Valença

Foto: Divulgação/MPBA

O Ministério Público da Bahia (MPBA) e a  Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) deflagrou, nesta terça-feira (8), uma operação no Conjunto Penal de Valença, para desarticular lideranças de facções criminosas que comandavam, de dentro do estabelecimento, a execução de ações criminosas no município e região, principalmente de crimes violentos letais intencionais (CVLIs).  

De acordo com Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cinco facções atuam no Conjunto. Ainda de acordo com o grupo, a operação ‘Autarcia’ é resultado do trabalho estratégico das instituições do Estado para combater o crime organizado e diminuir a criminalidade, em especial os crimes contra a vida.

O nome da operação significa autarquia em grego, e faz referência a uma comunidade com autocomando que, no caso, deve ser combatido em favor do controle do Estado.

Além do Gaeco, integraram a ação o Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e Promotoria de Execução Penal de Valença do MP, e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Cmasp), da Seap. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.