Editorial

O avanço do sistema digital no Brasil

Confira o editorial desta sexta-feira (25)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

O avanço do sistema digital no Brasil

Foto: Divulgação

Com menos de um mês da publicação do edital da terceira e última fase do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), 95,4% dos municípios do país já fizeram a adesão. 

O chamamento começou em 27 de janeiro e, segundo a pasta, até o momento, apenas 11 prefeituras de todo o Brasil - dos 244 municípios convocados - ainda não se manifestaram para receber o sinal digital de TV – nenhuma da Bahia. Hoje é o último dia para confirmar a adesão.

O Digitaliza Brasil, criado em maio de 2021, vai levar o sinal digital da TV a pouco mais de 1.600 municípios que, até hoje, só contam com o sinal analógico. Apesar de sinalizar interesse, o município precisa aguardar avaliação do Ministério das Comunicações.
 
Existe um louvável esforço do Governo Federal neste projeto, para garantir que o sinal digital chegue às cidades e à população, que vale a menção. 

Para fazer os últimos ajustes e instalar antenas nos municípios, equipes técnicas contratadas pelo Ministério da Comunicação percorreram cinco rotas, que somam 4.000 quilômetros no Nordeste. 

O balanço da pasta, até agora, conta com 27 cidades visitadas e cerca de 250 mil pessoas impactadas com a chegada do sinal digital. A expectativa da pasta é que outros 21 municípios sejam visitados até o início de abril, somando mais 3 mil quilômetros e mais de 475 mil habitantes nessas localidades.

Por certo, a maior vantagem da transmissão em sistema digital, em um país onde a televisão ainda é o principal meio de lazer e informação para muitos brasileiros, é o fato de não haver perdas em termos de qualidade do sinal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.